Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Educação Física do Centro Universitário UniSalesiano









Estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário UniSalesiano participaram do acantonamento, um tipo de atividade, esta dirigida aos alunos do colégio Salesiano, que tem como objetivo a interação através de atividades recreativas. Os monitores são alunos e ex-alunos que já participaram de outros acantonamentos, acontecimento que virou uma tradição na instituição. O Colégio Salesiano realiza esta atividade a mais de quatro anos e no último dia 20, os alunos de Educação Física promoveram atividades recreativas para 60 crianças entre dez e quatorze anos, com foco na interação e divertimento entre os alunos.
O professor Ivo Pedon, um dos orientadores do evento, destaca a importância da participação dos alunos nas atividades extra curriculares para aperfeiçoamento das atividades propostas no curso de Educação Física. Pedon ressalta também a seriedade e comprometimento dos alunos em relação ao curso de Educação Física. “Hoje o curso é uma realidade e temos que desenvolver projetos para estarmos perto da sociedade e de seus eventos, a interação com a cidade de Araçatuba e Região é o foco principal que o curso de Educação Física esta visando ajudar e se dispõe a promover qualquer tipo de evento, interagindo a sociedade com seus universitários contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida”.
As pessoas interessadas no trabalho do Unisalesiano podem entrar em contato pelo telefone (18) 3636-5252 e obter mais informações.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RECREAÇÃO - História da Recreação - 09-02-10



RECREAÇÃO
História da Recreação
Segundo Marlene Guerra

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna.
As atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de Deuses, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna, e também, o vencimento de um obstáculo.As atividades (jogos coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras.
O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima.
Na Fundação Philantropinum havia cinco horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais, e três de recreação, incluindo a esgrima, equitação, as lutas, a caça, pesca, excursões e danças. A concepção Basedowiana contribuía para a execução de atividades a fim de preparação física e mental para as classes escolares maiores.
Contribuindo, Froebel criou os Jardins de Infância onde as crianças brincavam na terra.
Nos EUA o movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem. Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno visto que os irmãos mais velhos vinham também se recrearem nos jardins. Criavam-se então os Playgrounds em prédios escolares, chamados também de pátios de recreio.
O 1º - HULL HOUSE - Chicago, em 1892. Área para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia.
Prevendo a necessidade de atender as diversas faixas etárias, foram criados os Centros Recreativos, que funcionavam o ano todo. Eram casas campestres com sala de teatro, de reuniões, clubes, bibliotecas e refeitórios. Havia estruturas semelhantes ao que temos hoje em dia: Caixas de areia, escorregadores, quadras e ginásio para ambos os sexos com vestiários e banheiros, balanços, gangorra, etc. Para orientação das atividades existiam os líderes especialmente treinados.
Em 1906 foi criado um órgão responsável pela recreação, o Playground Association Of America, hoje mundialmente conhecido com NATIONAL RECREATION ASSOCIATION.
O termo playground foi mudado para "recreação" devido à necessidade de atingir um público de diferente faixa etária, como os jovens e adultos. E devido a crescente importância do tempo de lazer dos indivíduos da sociedade.
No Brasil a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o ProfºFrederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava "Ato de Bronze", onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente meio de recreação para a garotada.
Em 1929, aparecem as praças para a Educação Física, orientadas por instrutores, pois não havia professores especializados.
Surgia a partir daí, Centros Comunitários Municipais.
Em 1972, foi criado o "Projeto RECOM" (Recreação - Educação - Comunicação), pelo prefeito Telmo Flores juntamente com o profº Gaelzer. Porto Alegre (a pioneira desse tipo de projeto), realizou atividades recreativas e físicas promovendo o aproveitamento sadio das horas de lazer e a integração do homem com sua comunidade.
Funcionavam no RECOM uma Tenda de Cultura e um Carrossel de Cultura, desmontáveis e de fácil remoção. A Tenda é uma casa de espetáculos. O Carrossel foi criado para apresentações externas, espetáculos ao ar livre.
Façamos a ressalva pela importância da recreação, a Alemanha, a introduzindo nas escolas e criando os parques infantis. Os EUA, criando os playgrounds equipados revolucionando a recreação pública. O Rio Grande do Sul pelo pioneirismo e a implantação do "RECOM" com a recreação móvel.
Ref. Bibliográfica:
GUERRA, Marlene - Recreação e Lazer.Porto Alegre, Sagra, 1988.

Jogos cooperativos são jogos feitos para unir pessoas, a preocupação não é de ganhar e sim se divertir e de se contrair.
Existem muitos de jogos cooperativos como, por exemplo, amigos de jô, basquete, vôlei, estamos todos no mesmo saco, futebol e outros jogos.
Esses tipos de jogos são utilizados para incrementar a paz no dia-a-dia do participante.
Jogos cooperativos não são apenas jogos que exigem força física, muito pelo contrário, pois jogo da memória, quebra-cabeça e jogos deste gênero também são considerados jogos coorporativos.

03 e 04 anos
Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Atividades com Música, Gincanas, Brincadeiras na Piscina, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, e Brincadeiras: Atirei o Pau no Gato; Acorda Oncinha; Pula, Pula Sapinho, Corrida de Cavalo de Pau; Pula, Pula Pipoquinha; Corrida dos Balões; Dança da Cadeira; Estátua Orientada; Gato e Rato; Coelinho Sai da Toca; Meus Pintinhos Venham Cá ? ; Corre Cutia, Parquinho e muito mais...
05 e 06 anos
Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Atividades com Música, Gincanas, Brincadeiras na Piscina, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, e Brincadeiras: Dança da Cadeira; Corrida de Estafeta; Corrida do Pé de Lata; Coelinho Sai da Toca; Meus Pintinhos Venham Cá ? ; Core Cutia; Pular Corda; Dança do Balões; Corrida de Saco: Passa Bola; Cabo de Guerra; Nunca 3; Maestro, Parquinho e muito mais...
07 e 08 anos
Oficina de Pipas, Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça Tesouro, Brincadeiras Tradicional: Pique- Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Pique-Pega, Corrida e Estafetas, Jogo da Mímica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos: Futebol, Queimada, Basquete, Handebol, Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
09 e 10 anos
Oficina de Pipas, Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça Tesouro, Brincadeiras Tradicional : Pique-Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Pique-Pega, Corrida e Estafetas, Jogo da Mímica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos : Futebol, Queimada, Baquete, Handebol Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
11 a 14 anos
Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça ao Tesouro, brincadeiras tradicionais: Pique-Pega, Pique-Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Corrida e Estafetas, Jogo da Mimica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos : Futebol, Queimada , basquete, Handebol, Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
Recreação para adultos
Os hóspedes do Recanto das Águas Resort & SPA podem fazer caminhadas na praia ou nas trilhas próximas. Se quiserem, poderão solicitar o acompanhamento de um personal trainer. O SPA oferece várias terapias relaxantes que funcionam como atividade de descanso e diversão.
Próximo ao hotel resort está o Morro do Careca, de onde os atletas do vôo livre fazem passeios duplos de parapente, sobrevoando a Praia dos Amores, a Praia Brava e a Praia Central de Balneário Camboriú.
A equipe de recreacionistas do hotel resort organiza atividades para os adultos assim como para as crianças. Nas hospedagens de grupos, os recreacionistas organizam festivais, gincanas, eventos temáticos e festivais exclusivos, tudo com muito humor, diversão e segurança.
Recreação e Lazer para a turma da Melhor Idade
Os grupos divertem-se em eventos temáticos, festas à fantasia, atividades esportivas como caminhadas, alongamentos e hidroginástica. A equipe de recreacionistas customiza as atividades conforme o tempo disponível e a expectativa dos hóspedes. A ampla área externa do hotel resort é aproveitada para atividades em contato com a natureza e a excelente infra-estrutura de piscinas, quadras, deck da praia, salas de jogos e tendas são espaços apropriados para lazer e recreação, com ou sem a orientação da equipe de recreação.
Nos eventos empresariais, os recreacionistas organizam dinâmicas, provas esportivas e artísticas, tanto nas salas de eventos quanto ao ar livre. Os congressos, convenções, seminários e outros eventos ganham um toque especial conciliando a infra-estrutura do hotel resort com a beleza e exuberância da natureza com as atividades lúdicas e esportivas que contribuem para o bem-estar dos participantes, proporcionando lazer e diversão revitalizadoras. As gincanas culturais, esportivas e de curiosidades estão entre as opções de atividades, assim como adivinhações, alongamento, caminhada na praia, pescaria e outras, que contribuem para a satisfação dos interagentes dos eventos. As festas temáticas organizadas pelas equipes de gastronomia e recreação são momentos divertidos para recarregar as energias dos hóspedes do hotel resort.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Recreação e Lazer - 02-02-2010- UniSalesiano



Recreação e Lazer
Professor Ivo Pedon.
O que é Recreação é Lazer?
Trata-se de um fenômeno que exerce conseqüências sobre o trabalho, a família e a cultura. Todavia, definir o que vem a ser o lazer ainda constitui uma preocupação.
O lazer constitui-se em um conjunto de atividades terceiras diversas das atividades produtivas e das obrigações sociais que apresentam a estas novos problemas. Surge como elemento perturbador na cultura de nossa sociedade.
Os sociólogos do trabalho, como Friedmann, em particular, decidiram chamar de lazer aquelas atividades compreendidas como hobbies. Mas, embora essa noção seja interessante não permite a aproximação conceitual com a importância que o lazer assumiu na sociedade contemporânea.
“O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Qual é a diferença da Recreação e o Lazer
Para entendermos a diferença entre Lazer e Recreação, é necessário que entendamos outros conceitos.
LAZER é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento, etc.).
RECREAÇÃO é o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer.

Dicionario: Com deliberação. Propositadamente.