Aulas, cursos e palestras.

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segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1º Campeonato estudantil de Futebol Society UniSalesiano 2011


1º Campeonato estudantil de Futebol Society  UniSalesiano 2011


Categoria “Estudantes 3º ano Ensino Médio”
Dias 29 e 30 de setembro de 2011.
Premiações para os 3 primeiros colocados.



ORGANIZAÇÃO

Pe. Luigi Favro                                  Prof. Dr. André Ornellas
Diretor Geral                                     Vice-Diretor Geral

Prof. Ms.: Washington Rodrigues
Coordenador do Curso de Educação Física

Docentes e Discentes do curso de Educação Física

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

PROBLEMAS CAUSADOS PELO SEDENTARISMO

PROBLEMAS CAUSADOS PELO SEDENTARISMO

A grande evolução tecnológica surge com a finalidade de facilitar o cotidiano da nação mundial e com isso aparece uma nova doença: o sedentarismo. A facilidade com que se realizam as tarefas diárias faz surgir também a lei do menor esforço.
O sedentarismo vem sendo considerado a doença do novo milênio e que é definida como a falta ou a grande diminuição da atividade física e, esta por sua vez, está relacionada com o estilo de vida do indivíduo, tendo como conseqüência uma regressão dos sistemas funcionais, ou seja, no caso dos músculos esqueléticos uma atrofia nas fibras musculares, perda parcial da flexibilidade articular e também um comprometimento de alguns órgãos vitais.
Entre as principais doenças relacionadas ao sedentarismo estão: a hipertensão arterial, obesidade, aumento do colesterol LDL, diabetes mellitos, ansiedade, infarto do miocárdio e grandes possibilidades de morte súbita.
O sedentarismo custou pelo menos R$ 93,7 milhões aos cofres públicos no Estado de São Paulo no ano de 2002. O valor corresponde a 3,6% do total de gastos em saúde no Estado no ano e a mais da metade do total de gastos hospitalares (R$ 179,9 milhões) com dez problemas de saúde associados à inatividade. O gastos com internações por doenças cardiovasculares respondem por 85% do custo do sedentarismo.
Com o combate ao sedentarismo a população teria inúmeros benefícios para a saúde e sua cidade, pois o dinheiro gasto com as despesas hospitalares poderiam estar sendo investidas em áreas diversas. Um exemplo prático disso vem sendo aplicado em São Paulo na campanha “Agita São Paulo”, melhorando assim a qualidade de vida dos participantes, pois é possível obter melhoras na saúde com um mínimo de 30 minutos de atividade física diárias ou também com um dispêndio calórico semanal acima de 2.200 kcal.
Atualmente tornou-se muito difícil ser uma pessoa ativa, mas não impossível. As alternativas para a prática das atividades físicas muitas vezes passam por despercebido ao alcance dos cidadãos. Sugere-se, então, algumas atividades, para que aumente o gasto calórico semanal simplesmente reagindo aos confortos da vida moderna.
Subir 2 ou 3 andares de escada ao chegar em casa ou no trabalho, dispensar o interfone e o controle remoto, estacionar o automóvel intencionalmente num local mais distante, dispensar a escada rolante no shopping-center, são algumas alternativas que podem compor uma mudança de hábitos.
Para iniciar a prática da atividade física esta deve proporcionar em primeiro lugar prazer ao praticante; já a liberação plena para a prática das atividades físicas, particularmente as atividades competitivas e de maior intensidade, deve partir do médico. No caso de indivíduos portadores de hipertensão, diabetes, coronariopatias, doenças vasculares etc, tanto a liberação quanto a prescrição dos exercícios devem partir do clínico, para o tratamento adequado. Caso ocorra algum tipo de desconforto durante ou após a atividade física ou exercício físico, o mesmo deverá ser avaliado por um profissional da especialidade.
Com a prática de um programa de atividade física planejado por um professor de Educação Física é possível: uma redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares; redução da obesidade; da ocorrência de diabetes mellitus, de hipertensão arterial, redução da ocorrência de dislepdemias e redução do Stress, aumento da massa muscular e da força muscular, entre outras.
Portanto, fica evidenciado que a inatividade física (sedentarismo) está associada ao aparecimento de enfermidades prejudicando toda uma população, então não cabe mais ficar sentado em um sofá esperando a doença chegar, sendo que existem inúmeros meios para que se possam mudar alguns hábitos.

Aquecimento

INTRODUÇÃO


Quando o aluno de uma escola primária ou um atleta de alto rendimento se dispõe a realizar algum tipo de atividade física, faz-se necessária a adaptação do organismo à atividade ou exercício físico planejado. Esta adaptação, chamada de aquecimento ou parte introdutória da atividade, é caracterizada pela transição de um estado de repouso para um estado ativo do organismo, com o objetivo de promover uma adequação respiratória, circulatória, cardiovascular e neuromuscular anterior à atividade. Assim sendo, o aquecimento deve incluir exercícios:

A- de mobilidade articular para preparar as articulações;
B- de elevação do pulso cardíaco para preparar o aparelho cardiovascular;
C- de alongamento para preparar os músculos, seus ligamentos associados e tecidos conectivos;
D- relacionados à parte principal da aula para preparar o aparelho neuromuscular.

Apesar de sua importância para a correta predisposição do corpo à atividade, o aquecimento continua marginalizado tanto na educação física escolar quanto na preparação de atletas de alto rendimento. Tal fato talvez se justifique com a má formação dos profissionais de educação física e a busca irracional e imediata de resultados expressivos que garantam patrocínios e, conseqüentemente, dinheiro.

Como objetivos principais do aquecimento podemos citar a preparação do organismo para receber e suportar cargas mais intensas na parte principal da aula ou treino, harmonizar os sistemas orgânicos para maximizar o rendimento e prevenir lesões. Um outro aspecto muito importante diz respeito à duração e à intensidade do aquecimento. Para equilibrar estas duas variáveis deve-se observar:

A- a idade dos participantes com o intuito de não sobrecarregar crianças, idosos ou pessoas não habituadas à prática de atividades/exercícios físicos ou esportes;
B- as atividades precedentes e posteriores para formar um conjunto harmônico que privilegie, principalmente, uma progressão adequada de intensidade;
C- o estado emocional dos participantes;
D- o tipo de esporte que praticam, o período de treinamento e o nível de preparação do atleta ou aluno;
E- a hora do dia, com o objetivo de prescrever atividades mais intensas no período matutino e outras menos intensas nos períodos vespertino e noturno;
F- o clima, que exerce influência direta na temperatura corporal do indivíduo, solicitando mais intensidade nos dias frios e menos intensidade nos de calor.

TIPOS DE AQUECIMENTO

Aquecimento passivo
Envolve a aplicação de banhos ou duchas quentes, raios infravermelhos, massagens com produtos que ativam a circulação sangüínea e até, métodos de concentração mental. É importante ressaltar que estas formas são aplicáveis, porém são menos eficazes que as formas ativas de aquecimento, sendo usadas como complemento destas.
Aquecimento geral
Preparam o organismo de forma genérica e dele fazem parte a caminhada, a corrida e os exercícios que trabalham grandes grupos de músculos e articulações. Estes exercícios devem priorizar o desenvolvimento das habilidades físicas (andar, correr, saltar, saltitar, girar, rolar, empurrar, chutar, lançar), da sociabilização (atividades individuais, em dupla, em trio, em grupos) e são os mais apropriados para a educação física escolar. Podem conter, ainda, atividades recreacionais incluindo jogos, cantigas de roda e música.
Aquecimento específico
É aquele direcionado aos grupos musculares e articulações que serão mais exigidos durante a aula ou sessão de treinamento. Devem ter estruturas dinâmicas e cinéticas iguais ou, no mínimo, similares aos movimentos que serão executados na parte principal do trabalho.

O aquecimento geral deve preceder o específico e, guardadas algumas variações climáticas acentuadas, deve durar de 10 a 15 minutos, levando-se em consideração que indivíduos menos preparados necesitam de um aquecimento mais lento e intenso. Nas aulas de educação física escolar os exercícios de aquecimento geral ocupam um maior espaço, enquanto que no esporte de alto rendimento o aquecimento específico deve ser enfatizado. É aconselhável iniciar o aquecimento com uma caminhada passando a uma corida lenta, uma vez que estas atividades envolvem grandes grupos musculares e articulares, bem como motivam os participantes. Outro aspecto importante é não efetuar pausas durante o aquecimento para a realização de exercícios respiratórios, de relaxamento ou de força para que não se perca a unidade do trabalho.
TIPOS DE EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO

Exercícios de organização e controle
São utilizados principalmente nas aulas de educação física escolar ou no treinamento de atletas jovens por otimizarem o tempo disponível e por englobarem atividades que contemplam ações coletivas, ritmo, organização e disciplina. Geralmente são usados como exercícios de aquecimento geral e dele fazem parte os jogos recreativos;
Exercícios de desenvolvimento físico
Devem ser realizados com o objetivo de promover o aquecimento geral do corpo, contemplando a maior quantidade possível de segmentos ou, no mínimo, aqueles que serão mais exigidos. Os segmentos podem ser trabalhados individualmente ou de forma simultânea por meio de exercícios simples ou complexos respectivamente. Não existe uma ordem lógica de execução destes exercícios, porém aconselha-se iniciar o trabalho dos segmentos superiores para os inferiores ou vice-versa. A quantidade de repetições varia de acordo com o tempo disponível, com a intensidade do trabalho e com o nível de fadiga dos praticantes. Normalmente, executam-se 8 repetições de cada exercício ou sustentam-se posições entre 8 e 10 segundos.
EFEITOS METABÓLICOS

Sistema nervoso
A- maior condutividade das vias nervosas que influe positivamente na coordenação motora e aumenta a capacidade de reação;
B- favorecimento do estado de excitação e vigília;
C- ativação do sistema neurovegetativo, responsável por coordenar e regular as funções internas do organismo.
Sistema muscular
A- redução da viscosidade muscular (o roçar entre as fibras) e aumento da elasticidade que melhoram o rendimento e diminuem o risco de lesões;
B- melhora da alimentação dos músculos com substâncias energéticas (glicose, aminoácidos e ácidos graxos) e oxigênio necessários à combustão muscular, devido ao aumento da irrigação sangüínea nos músculos em esforço.
Sistema cardiovascular
A- aumento da freqüência cardíaca;
B- aumento da pressão sangüínea;
C- aumento do volume sangüíneo em circulação que permite levar mais substâncias energéticas e oxigênio para os músculos e eliminar dejetos.
Sistema respiratório
A- aumento da freqüência e da amplitude respiratória que devem satisfazer as exigências de oxigênio dos músculos e eliminar eficazmente o gás carbônico produzido. Os músculos que não recebem a quantidade suficiente de oxigênio passam a trabalhar em sistema anaeróbio, acumulam ácido lático e se fadigam rapidamente limitando suas atividades.
FONTE:
- MARTÍN, Mariano González. Respuesta metabólica al ejercicio [on line]. nov.2000. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd27/metab.htm e http://www.efdeportes.com/efd27/metab1.htm [capturados em 09 março 2001].
- RAYA-GONZÁLEZ, Alberto S. e MEANA, Lázaro S. La preparación inicial de la unidad o clase de entrenamiento [on line]. mar.2001. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd32/unidad.htm [capturado em 09 março 2001].

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

EQUIPE BIRUTAS - LAZER E RECREAÇÃO

EQUIPE BIRUTAS - LAZER E RECREAÇÃO
OFICINA DE LAZER E RECREAÇÃO
CERTIFICAÇÃO ABBTUR/SP
DIA 02 DE OUTUBRO DE 2011
LOCAL: QUADRA DA UAI
(PRÓXIMO A RODOVIÁRIA DE ITANHAÉM)
HORÁRIO: DAS 08H00 ÀS 18H00
INVESTIMENTO R$ 50,00
DESCONTO PARA PROFESSORES, GRUPOS E ALUNOS DA UAI
PARA AQUELES QUE TRABALHAM OU QUEREM TRABALHAR COM LAZER E RECREAÇÃO ESTA É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA APRENDER E RECICLAR.
O QUE VAI ROLAR?
CUCA FRESCA
( ATIVIDADES INTELECTIVAS, GINCANA DA COMUNICAÇÃO E GINCANA DA CIDADANIA)

SE VIRA!

(RECREAÇÃO EM ÔNIBUS, ATIVIDADES PARA DIAS DE CHUVA E SALÃO

MOVIMENTE-SE

(RODAS CANTADAS, JOGOS COM MÚSICA, DANÇA E MÚSICAS RECREATIVAS)

PROJETO ECO KID'S

(OFICINA, JOGOS E ATIVIDADES ECOPEDAGÓGICAS)

FAZENDO ARTE

(OFICINA DE BRINQUEDO, TERERE, BALÃO E PINTURA)

SER BIRUTAS É...


(PALESTRA, POSTURA, ÉTICA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL E PROGRAMAÇÃO)

COOPERAÇÃO

(JOGOS COOPERATIVOS E DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO)

O QUE INCLUI ?

- ALIMENTAÇÃO

-CERTIFICADO DE 10 HORAS

- APOSTILA EM CD

O QUE LEVAR ?

-CANEQUINHA

-GARRAFA PET 500ML

-BOLINHA DE TÊNIS

O QUE USAR ?

- ROUPAS LEVES

- TÊNIS

INSCRIÇÃO E INFORMAÇÃO
(13) 9118-7413 (TIO MADRUGA)
(13) 9732-8462 9 TIO NESCAU)

EQUIPEBIRUTAS2@HOTMAIL.COM

APOIO:

UAI - UNIÃO DOS AMIGOS INDEPENDENTES (RODRIGO DIAS)

RH EM HOSPITALIDADE ( ARISTIDES FARIA)

PATROCÍNIO:

PORTO LOCAÇÕES
KADAN MAGAZINE
KADAN CRIATIVE
BIRUTAS DOG

quinta-feira, 1 de setembro de 2011