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sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aquecimento

INTRODUÇÃO


Quando o aluno de uma escola primária ou um atleta de alto rendimento se dispõe a realizar algum tipo de atividade física, faz-se necessária a adaptação do organismo à atividade ou exercício físico planejado. Esta adaptação, chamada de aquecimento ou parte introdutória da atividade, é caracterizada pela transição de um estado de repouso para um estado ativo do organismo, com o objetivo de promover uma adequação respiratória, circulatória, cardiovascular e neuromuscular anterior à atividade. Assim sendo, o aquecimento deve incluir exercícios:

A- de mobilidade articular para preparar as articulações;
B- de elevação do pulso cardíaco para preparar o aparelho cardiovascular;
C- de alongamento para preparar os músculos, seus ligamentos associados e tecidos conectivos;
D- relacionados à parte principal da aula para preparar o aparelho neuromuscular.

Apesar de sua importância para a correta predisposição do corpo à atividade, o aquecimento continua marginalizado tanto na educação física escolar quanto na preparação de atletas de alto rendimento. Tal fato talvez se justifique com a má formação dos profissionais de educação física e a busca irracional e imediata de resultados expressivos que garantam patrocínios e, conseqüentemente, dinheiro.

Como objetivos principais do aquecimento podemos citar a preparação do organismo para receber e suportar cargas mais intensas na parte principal da aula ou treino, harmonizar os sistemas orgânicos para maximizar o rendimento e prevenir lesões. Um outro aspecto muito importante diz respeito à duração e à intensidade do aquecimento. Para equilibrar estas duas variáveis deve-se observar:

A- a idade dos participantes com o intuito de não sobrecarregar crianças, idosos ou pessoas não habituadas à prática de atividades/exercícios físicos ou esportes;
B- as atividades precedentes e posteriores para formar um conjunto harmônico que privilegie, principalmente, uma progressão adequada de intensidade;
C- o estado emocional dos participantes;
D- o tipo de esporte que praticam, o período de treinamento e o nível de preparação do atleta ou aluno;
E- a hora do dia, com o objetivo de prescrever atividades mais intensas no período matutino e outras menos intensas nos períodos vespertino e noturno;
F- o clima, que exerce influência direta na temperatura corporal do indivíduo, solicitando mais intensidade nos dias frios e menos intensidade nos de calor.

TIPOS DE AQUECIMENTO

Aquecimento passivo
Envolve a aplicação de banhos ou duchas quentes, raios infravermelhos, massagens com produtos que ativam a circulação sangüínea e até, métodos de concentração mental. É importante ressaltar que estas formas são aplicáveis, porém são menos eficazes que as formas ativas de aquecimento, sendo usadas como complemento destas.
Aquecimento geral
Preparam o organismo de forma genérica e dele fazem parte a caminhada, a corrida e os exercícios que trabalham grandes grupos de músculos e articulações. Estes exercícios devem priorizar o desenvolvimento das habilidades físicas (andar, correr, saltar, saltitar, girar, rolar, empurrar, chutar, lançar), da sociabilização (atividades individuais, em dupla, em trio, em grupos) e são os mais apropriados para a educação física escolar. Podem conter, ainda, atividades recreacionais incluindo jogos, cantigas de roda e música.
Aquecimento específico
É aquele direcionado aos grupos musculares e articulações que serão mais exigidos durante a aula ou sessão de treinamento. Devem ter estruturas dinâmicas e cinéticas iguais ou, no mínimo, similares aos movimentos que serão executados na parte principal do trabalho.

O aquecimento geral deve preceder o específico e, guardadas algumas variações climáticas acentuadas, deve durar de 10 a 15 minutos, levando-se em consideração que indivíduos menos preparados necesitam de um aquecimento mais lento e intenso. Nas aulas de educação física escolar os exercícios de aquecimento geral ocupam um maior espaço, enquanto que no esporte de alto rendimento o aquecimento específico deve ser enfatizado. É aconselhável iniciar o aquecimento com uma caminhada passando a uma corida lenta, uma vez que estas atividades envolvem grandes grupos musculares e articulares, bem como motivam os participantes. Outro aspecto importante é não efetuar pausas durante o aquecimento para a realização de exercícios respiratórios, de relaxamento ou de força para que não se perca a unidade do trabalho.
TIPOS DE EXERCÍCIOS PARA AQUECIMENTO

Exercícios de organização e controle
São utilizados principalmente nas aulas de educação física escolar ou no treinamento de atletas jovens por otimizarem o tempo disponível e por englobarem atividades que contemplam ações coletivas, ritmo, organização e disciplina. Geralmente são usados como exercícios de aquecimento geral e dele fazem parte os jogos recreativos;
Exercícios de desenvolvimento físico
Devem ser realizados com o objetivo de promover o aquecimento geral do corpo, contemplando a maior quantidade possível de segmentos ou, no mínimo, aqueles que serão mais exigidos. Os segmentos podem ser trabalhados individualmente ou de forma simultânea por meio de exercícios simples ou complexos respectivamente. Não existe uma ordem lógica de execução destes exercícios, porém aconselha-se iniciar o trabalho dos segmentos superiores para os inferiores ou vice-versa. A quantidade de repetições varia de acordo com o tempo disponível, com a intensidade do trabalho e com o nível de fadiga dos praticantes. Normalmente, executam-se 8 repetições de cada exercício ou sustentam-se posições entre 8 e 10 segundos.
EFEITOS METABÓLICOS

Sistema nervoso
A- maior condutividade das vias nervosas que influe positivamente na coordenação motora e aumenta a capacidade de reação;
B- favorecimento do estado de excitação e vigília;
C- ativação do sistema neurovegetativo, responsável por coordenar e regular as funções internas do organismo.
Sistema muscular
A- redução da viscosidade muscular (o roçar entre as fibras) e aumento da elasticidade que melhoram o rendimento e diminuem o risco de lesões;
B- melhora da alimentação dos músculos com substâncias energéticas (glicose, aminoácidos e ácidos graxos) e oxigênio necessários à combustão muscular, devido ao aumento da irrigação sangüínea nos músculos em esforço.
Sistema cardiovascular
A- aumento da freqüência cardíaca;
B- aumento da pressão sangüínea;
C- aumento do volume sangüíneo em circulação que permite levar mais substâncias energéticas e oxigênio para os músculos e eliminar dejetos.
Sistema respiratório
A- aumento da freqüência e da amplitude respiratória que devem satisfazer as exigências de oxigênio dos músculos e eliminar eficazmente o gás carbônico produzido. Os músculos que não recebem a quantidade suficiente de oxigênio passam a trabalhar em sistema anaeróbio, acumulam ácido lático e se fadigam rapidamente limitando suas atividades.
FONTE:
- MARTÍN, Mariano González. Respuesta metabólica al ejercicio [on line]. nov.2000. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd27/metab.htm e http://www.efdeportes.com/efd27/metab1.htm [capturados em 09 março 2001].
- RAYA-GONZÁLEZ, Alberto S. e MEANA, Lázaro S. La preparación inicial de la unidad o clase de entrenamiento [on line]. mar.2001. Disponível: http://www.efdeportes.com/efd32/unidad.htm [capturado em 09 março 2001].

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