Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Prática esportiva + boa alimentação = benefícios para a saúde por toda vida


Nutricionista ressalta a importância de uma equação simples e bem conhecida por muitos, mas ainda ignorada por boa parte dos brasileiros

Por Cristiane PerroniRio de Janeiro
EU ATLETA header Cristiane Perroni Nutricionista (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
A prática esportiva promove inúmeros benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora na formação do corpo, diminuição do estresse e do nível de ansiedade, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações, e manutenção de uma vida saudável.
É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Não existe exercício ideal, é preciso respeitar a individualidade, o desejo, prazer e a aptidão física.
Frutas (Foto: Getty Images)As frutas são as principais amigas do atleta (Foto: Getty Images)
Precisamos combinar a prática esportiva com uma boa alimentação, que é baseada na ingestão de vários grupos alimentares. Deve ser colorida, variada e dividida em quatro a seis refeições diárias. Cada grupo de alimentos fornece nutrientes essenciais para a manutenção da vida, estoque de nutrientes no nosso corpo e como combustível para nossas atividades básicas e a prática esportiva. Hoje há um consenso da ingestão diária de cinco porções de frutas, verduras e legumes para a manutenção de uma alimentação saudável.
A alimentação adequada, individualizada, organizada, traz melhora da performance e do bom desempenho em qualquer modalidade esportiva.
As necessidades nutricionais são individuais. O programa alimentar varia de acordo com sexo, idade, estatura, patologias, modalidade esportiva e fase do treinamento"
As necessidades nutricionais são individuais. O programa alimentar varia de acordo com sexo, idade, estatura, patologias (diabetes, hipertensão), modalidade esportiva e fase do treinamento (pré-treino, treino, pós-treino, competição).
Hoje a nova pirâmide alimentar traz outra divisão dos grupos e inclusão da atividade física na base dessa pirâmide, mostrando que para um hábito de vida saudável precisamos associar alimentação equilibrada e a prática esportiva.
Pirâmide Alimentar (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Pirâmide Alimentar (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)
Cristiane Perroni é nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento. Tem especialização em Nutrição Clínica pela UFF e trabalha com consulturia e assessoria na área de nutrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário