Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RECREAÇÃO - História da Recreação - 09-02-10



RECREAÇÃO
História da Recreação
Segundo Marlene Guerra

A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna.
As atividades se caracterizavam por festas de adoração, celebrações fúnebres, invocação de Deuses, com alegria, caracterizando assim um dos principais intuitos da recreação moderna, e também, o vencimento de um obstáculo.As atividades (jogos coletivos) dos adultos em caráter religiosas foram passadas de geração em geração às crianças em forma de brincadeiras.
O movimento da recreação sistematizada iniciou-se na Alemanha em 1774 com a criação do Philantropinum por J. B. Basedow, professor das escolas nobres da Dinamarca. Na Dinamarca, as atividades intelectuais ficavam lado a lado às atividades físicas, como equitação, lutas, corridas e esgrima.
Na Fundação Philantropinum havia cinco horas de matérias teóricas, duas horas de trabalhos manuais, e três de recreação, incluindo a esgrima, equitação, as lutas, a caça, pesca, excursões e danças. A concepção Basedowiana contribuía para a execução de atividades a fim de preparação física e mental para as classes escolares maiores.
Contribuindo, Froebel criou os Jardins de Infância onde as crianças brincavam na terra.
Nos EUA o movimento iniciou em 1885 com a criação de jardins de areia pra as crianças se recrearem. Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno visto que os irmãos mais velhos vinham também se recrearem nos jardins. Criavam-se então os Playgrounds em prédios escolares, chamados também de pátios de recreio.
O 1º - HULL HOUSE - Chicago, em 1892. Área para jogos, aparelhos de ginástica e caixa de areia.
Prevendo a necessidade de atender as diversas faixas etárias, foram criados os Centros Recreativos, que funcionavam o ano todo. Eram casas campestres com sala de teatro, de reuniões, clubes, bibliotecas e refeitórios. Havia estruturas semelhantes ao que temos hoje em dia: Caixas de areia, escorregadores, quadras e ginásio para ambos os sexos com vestiários e banheiros, balanços, gangorra, etc. Para orientação das atividades existiam os líderes especialmente treinados.
Em 1906 foi criado um órgão responsável pela recreação, o Playground Association Of America, hoje mundialmente conhecido com NATIONAL RECREATION ASSOCIATION.
O termo playground foi mudado para "recreação" devido à necessidade de atingir um público de diferente faixa etária, como os jovens e adultos. E devido a crescente importância do tempo de lazer dos indivíduos da sociedade.
No Brasil a criação de praças públicas iniciou-se em 1927, no Rio Grande do Sul com o ProfºFrederico Guilherme Gaelzer. O evento chamava "Ato de Bronze", onde foram improvisadas as mais rudimentares aparelhagens. Pneus velhos amarrados em árvores construíam um excelente meio de recreação para a garotada.
Em 1929, aparecem as praças para a Educação Física, orientadas por instrutores, pois não havia professores especializados.
Surgia a partir daí, Centros Comunitários Municipais.
Em 1972, foi criado o "Projeto RECOM" (Recreação - Educação - Comunicação), pelo prefeito Telmo Flores juntamente com o profº Gaelzer. Porto Alegre (a pioneira desse tipo de projeto), realizou atividades recreativas e físicas promovendo o aproveitamento sadio das horas de lazer e a integração do homem com sua comunidade.
Funcionavam no RECOM uma Tenda de Cultura e um Carrossel de Cultura, desmontáveis e de fácil remoção. A Tenda é uma casa de espetáculos. O Carrossel foi criado para apresentações externas, espetáculos ao ar livre.
Façamos a ressalva pela importância da recreação, a Alemanha, a introduzindo nas escolas e criando os parques infantis. Os EUA, criando os playgrounds equipados revolucionando a recreação pública. O Rio Grande do Sul pelo pioneirismo e a implantação do "RECOM" com a recreação móvel.
Ref. Bibliográfica:
GUERRA, Marlene - Recreação e Lazer.Porto Alegre, Sagra, 1988.

Jogos cooperativos são jogos feitos para unir pessoas, a preocupação não é de ganhar e sim se divertir e de se contrair.
Existem muitos de jogos cooperativos como, por exemplo, amigos de jô, basquete, vôlei, estamos todos no mesmo saco, futebol e outros jogos.
Esses tipos de jogos são utilizados para incrementar a paz no dia-a-dia do participante.
Jogos cooperativos não são apenas jogos que exigem força física, muito pelo contrário, pois jogo da memória, quebra-cabeça e jogos deste gênero também são considerados jogos coorporativos.

03 e 04 anos
Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Atividades com Música, Gincanas, Brincadeiras na Piscina, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, e Brincadeiras: Atirei o Pau no Gato; Acorda Oncinha; Pula, Pula Sapinho, Corrida de Cavalo de Pau; Pula, Pula Pipoquinha; Corrida dos Balões; Dança da Cadeira; Estátua Orientada; Gato e Rato; Coelinho Sai da Toca; Meus Pintinhos Venham Cá ? ; Corre Cutia, Parquinho e muito mais...
05 e 06 anos
Oficinas de Desenho, Historinhas Infantis, Atividades com Música, Gincanas, Brincadeiras na Piscina, Jogos Pedagógicos, Dia do Brinquedo, e Brincadeiras: Dança da Cadeira; Corrida de Estafeta; Corrida do Pé de Lata; Coelinho Sai da Toca; Meus Pintinhos Venham Cá ? ; Core Cutia; Pular Corda; Dança do Balões; Corrida de Saco: Passa Bola; Cabo de Guerra; Nunca 3; Maestro, Parquinho e muito mais...
07 e 08 anos
Oficina de Pipas, Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça Tesouro, Brincadeiras Tradicional: Pique- Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Pique-Pega, Corrida e Estafetas, Jogo da Mímica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos: Futebol, Queimada, Basquete, Handebol, Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
09 e 10 anos
Oficina de Pipas, Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça Tesouro, Brincadeiras Tradicional : Pique-Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Pique-Pega, Corrida e Estafetas, Jogo da Mímica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos : Futebol, Queimada, Baquete, Handebol Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
11 a 14 anos
Atividades na Piscina, Gincanas, Atividades com Música, Caça ao Tesouro, brincadeiras tradicionais: Pique-Pega, Pique-Bandeira, Campo Minado, Pique-Esconde, Corrida e Estafetas, Jogo da Mimica, Torta na Cara, Jogo Imagem e Ação e muito mais... Jogos Esportivos : Futebol, Queimada , basquete, Handebol, Ping-Pong, Jogo de Bet e Polo-Aquático.
Recreação para adultos
Os hóspedes do Recanto das Águas Resort & SPA podem fazer caminhadas na praia ou nas trilhas próximas. Se quiserem, poderão solicitar o acompanhamento de um personal trainer. O SPA oferece várias terapias relaxantes que funcionam como atividade de descanso e diversão.
Próximo ao hotel resort está o Morro do Careca, de onde os atletas do vôo livre fazem passeios duplos de parapente, sobrevoando a Praia dos Amores, a Praia Brava e a Praia Central de Balneário Camboriú.
A equipe de recreacionistas do hotel resort organiza atividades para os adultos assim como para as crianças. Nas hospedagens de grupos, os recreacionistas organizam festivais, gincanas, eventos temáticos e festivais exclusivos, tudo com muito humor, diversão e segurança.
Recreação e Lazer para a turma da Melhor Idade
Os grupos divertem-se em eventos temáticos, festas à fantasia, atividades esportivas como caminhadas, alongamentos e hidroginástica. A equipe de recreacionistas customiza as atividades conforme o tempo disponível e a expectativa dos hóspedes. A ampla área externa do hotel resort é aproveitada para atividades em contato com a natureza e a excelente infra-estrutura de piscinas, quadras, deck da praia, salas de jogos e tendas são espaços apropriados para lazer e recreação, com ou sem a orientação da equipe de recreação.
Nos eventos empresariais, os recreacionistas organizam dinâmicas, provas esportivas e artísticas, tanto nas salas de eventos quanto ao ar livre. Os congressos, convenções, seminários e outros eventos ganham um toque especial conciliando a infra-estrutura do hotel resort com a beleza e exuberância da natureza com as atividades lúdicas e esportivas que contribuem para o bem-estar dos participantes, proporcionando lazer e diversão revitalizadoras. As gincanas culturais, esportivas e de curiosidades estão entre as opções de atividades, assim como adivinhações, alongamento, caminhada na praia, pescaria e outras, que contribuem para a satisfação dos interagentes dos eventos. As festas temáticas organizadas pelas equipes de gastronomia e recreação são momentos divertidos para recarregar as energias dos hóspedes do hotel resort.

6 comentários:

  1. aula foi muito bacana gostei muito

    ResponderExcluir
  2. prossor foi muito boa a aula e bem produtiva...

    ResponderExcluir
  3. Olá Ivo, a respeito das fotos de sexta, vou passar pra você e para o Washington em um cd.

    quer que eu mande pra vc em algum e-mail ?

    meus contatos: Patrick.skt@pop.com.br
    www.olhonofoco.blogspot.com Fotos
    www.2008mymind.blogspot.com Publicidade

    ResponderExcluir
  4. isso é da recreação escolar??

    ResponderExcluir