Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Brincadeiras levadas a sério

Brincadeiras levadas a sério



- Prestem atenção: cada um tem que por nove nomes na sua cartela. Vamos começar? Não esqueçam que o ganhador levará o brinde!
- Oi, qual o seu nome?
- Dinah, e o seu?
- Mariana. E se você fosse bicho, qual seria?


Essa conversa faz parte do tal Bingo Humano, uma atividade desenvolvida durante a Ciranda da Recreação. “Os participantes se divertem enquanto interagem”, garante o Professor Luiz Aurélio Chamlian, mais conhecido como Cham, que é especialista em Lazer e Animação Sócio-cultural, Mestre em Educação, co-autor do livro “Recreação em Ação” e Diretor Geral da Dinâmica Treinamento e Lazer, empresa voltada a proporcionar momentos de compromisso profissional com o lazer.

A Ciranda da Recreação já está na sua nona edição e ocorrerá de 17 a 19 de agosto, dessa vez com a parceria do Centro Universitário São Camilo, que cedeu espaço para a realização das oficinas.

Todo ano a equipe da Ciranda juntamente com o professor busca montar o evento com os melhores profissionais, de forma a promover a atualização profissional, com temas inéditos na área de lazer e entretenimento, como por exemplo: “Mágica e Recreação”, “Atividades Lúdicas em Ambientes Corporativos”,
entre outros.

“As atividades desenvolvidas atingem os iniciantes e os mais experientes”, afirma Cham, portanto qualquer pessoa pode participar.

No primeiro dia é feito o credenciamento dos inscritos e logo após participam da palestra de abertura. Nos outros dois dias, as 12 oficinas serão divididas em três na parte da manhã e três na parte da tarde, com duração de três horas cada. Desta forma, cada participante usufruirá de uma palestra e quatro oficinas, à livre escolha. Mas, segundo o professor Cham, não há tempo ocioso, porque durante os intervalos acontece o “Papo Aberto”, quando todos aproveitam para trocar experiências, com a participação de um professor de renome.

“Para encerrar cada dia, há atividades de integração, com duração de aproximadamente uma hora, que denominamos de Momento Único”,
diz Cham.

Por se identificar com a disciplina Recreação, o estudante de Educação Física, Alessandro Cremonini, foi participar da Ciranda da Recreação, por indicação de seu professor Ronald Guimarães. “As atividades desenvolvidas são excelentes, é como fazer vários cursos num só e abre muitos campos para se trabalhar”, diz Cremonini, que já aplicou os conhecimentos em suas aulas.

Há quem participou uma vez e voltou por mais cinco vezes. “É o melhor curso que tem”,
afirma Daniella Tonioli, que além de ser professora de educação física atua como consultora em comportamento e desenvolvimento humano. Durante cinco anos ela coordenou equipes em acampamentos e as atividades desenvolvidas na Ciranda foram e são de grande valia para sua atuação. Se de oito Cirandas da Recreação ela participou de seis, ninguém duvida quando ela diz que “a Ciranda é top de linha nessa área de recreação”.

Nessa linha de promover maior grau de profissionalização dentro de organizações que trabalham com lazer, haverá também neste ano uma novidade, o I Curso de Gestão de Pessoas em Serviços de Lazer, com o intuito de transmitir conhecimentos relacionados ao planejamento, liderança, relacionamento interpessoal
e atendimento.

Este ano, a revista Infância & Festa firmou parceria com a Dinâmica Lazer e está divulgando o evento.
Para Walmir Fernandes, diretor da Revista Infância & Festa, o evento é muito importante e um expoente no universo da recreação. “Quando tivemos contato com o tamanho, profissionalismo e abrangência da “Ciranda”, ficamos surpresos e encantados. É um evento que o mercado de entretenimento infantil, buffets infantis, parques, etc. tem que ter em suas agendas”, conclui.
Nos cursos que a revista InFância & Festa organiza na Salex 2007, o pessoal da Dinâmica preparou um aperitivo. Será a “Cirandinha”. Em cinco horas, acontecerão algumas oficinas, onde o participante poderá ter uma prévia do que será a IX Ciranda da Recreação.
IX CIRANDA DA RECREAÇÃO
QUADRO DE OFICINAS


BRINCADEIRAS CANTADAS
Um dos melhores passatempos que existem são brincadeiras em que os próprios participantes cantam as “musiquinhas” com letras, melodias, gestos e movimentações divertidas.


ATIVIDADES LÚDICAS EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Saiba como atender a esse exigente mercado e divirta-se numa oficina onde exemplos práticos oferecem subsídios e dão idéia da dimensão e das possibilidades de trabalho
na empresa.


RECREAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E SUCATA
Esta oficina explora a confecção de brinquedos de materiais alternativos para ocasionar brincadeiras e jogos, dando instrumentos para o educador/recreador inserir o “Brincar” em seus projetos educativos


EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA E A DIMENSÃO LÚDICA
A Educação Física na escola precisa ser valorizada e reconhecida como importante elemento da formação da cidadania. Entre outros aspectos ela deve incluir a possibilidade de vivências lúdicas. Nesse sentido, essa oficina abordará como é possível pensar o cidadão e o lúdico


BRINCAR DE DANÇAR
Esta oficina fornece ferramentas e dicas para você, que não precisa ser dançarino, utilizar os ritmos como formas diversas de recreação. Três horas de teoria e prática onde aproveitará a música e o movimento mais do que pensa.




CONFERÊNCIA DE MAGIA INFANTIL
Capacitar o recreador a trabalhar com mágicas infantis, mostrando a importância da mágica e como funciona a magia na mente das crianças. Abordaremos como montar sua apresentação, postura do mágico, quebra-gelo, trabalhar com crianças, categorias e desvio de atenção.


BRINCADEIRAS E JOGOS ADAPTADOS DOS ESPORTES DE QUADRA
Propostas de adaptação e adequação de esportes coletivos com bola de quadra no sentido de viabilizar a intervenção prática de todos os participantes.

PLANEJANDO O “IMPROVISO”: O MANUAL DE BOLSO DO ANIMADOR.
Brincadeiras e pequenos jogos de pouca movimentação, passatempos com poucos recursos e técnicas lúdicas para diferentes faixas etárias que o profissional precisa tirar da “manga” em situações inusitadas e visando a adaptação em auditórios, ônibus, festas e espaços restritos.


RECREAÇÃO E AS PESSOAS COM DIFERENTES CAPACIDADES
O Brincar e as crianças com deficiência: evidenciar diferentes capacidades e contextualizar propostas espontâneas focados em uma convivência social. Refletir sobre valores emocionais e cognitivos frente ao autoconceito, realizações de atividades; autoconfiança e aceitação social.


ATIVIDADES FÍSICAS E RECREATIVAS PARA A 3ª IDADE
A postura do profissional para trabalhar com a 3ª idade e a elaboração de projetos para as academias, hotéis e clubes.


PSICOMOTRICIDADE E RECREAÇÃO: UM PAR PERFEITO!
Nosso objetivo é apresentar a importância dos estudos sobre a Psicomotricidade e a Recreação, onde juntos trazem benefícios para o desempenho de diferentes profissionais, subsidiando-os cientificamente e auxiliando-os numa reflexão sobre
sua prática.


JOGOS COOPERATIVOS NA RECREAÇÃO:
PRINCÍPIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO POSSÍVEL PARA TODOS

Nesse encontro buscaremos Repensar/Articular quais contribuições o campo da Recreação pode oferecer para que o espaço da vida coletiva contemple princípios e valores como: Participação, Inclusão e Cooperação
Serviços:
Cirandinha da Recreação Salex 2007-
Dia:24/07/2007
Jogos cooperativos
Brincadeiras cantadas
Planejando o “improviso”
Manual de bolso do animador
Horário: Das 14:00h às 19:00h
Realização – Dinâmica Treinamentos
Valor: R$120,00
Local: International Trade Mart - Expo
Endereço: Av. Eng. Roberto Zuccolo, 555 - Vila Leopoldina - São Paulo - S.P
www.infanciaefesta.com.br

IX Ciranda da Recreação
Data: de 17/08/2007 a 19/08/2007
Realização: Dinâmica Treinamento
e Lazer
Tel.:(11) 6162-7170 |Celular:(11) 9128-7642 | Skype: dinamicalazer
Site: www.dinamicalazer.com.br
Local e Programação: (Ver quadro abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário