Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Recreação e Lazer - 02-02-2010- UniSalesiano



Recreação e Lazer
Professor Ivo Pedon.
O que é Recreação é Lazer?
Trata-se de um fenômeno que exerce conseqüências sobre o trabalho, a família e a cultura. Todavia, definir o que vem a ser o lazer ainda constitui uma preocupação.
O lazer constitui-se em um conjunto de atividades terceiras diversas das atividades produtivas e das obrigações sociais que apresentam a estas novos problemas. Surge como elemento perturbador na cultura de nossa sociedade.
Os sociólogos do trabalho, como Friedmann, em particular, decidiram chamar de lazer aquelas atividades compreendidas como hobbies. Mas, embora essa noção seja interessante não permite a aproximação conceitual com a importância que o lazer assumiu na sociedade contemporânea.
“O lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.
Qual é a diferença da Recreação e o Lazer
Para entendermos a diferença entre Lazer e Recreação, é necessário que entendamos outros conceitos.
LAZER é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento, etc.).
RECREAÇÃO é o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer.

Dicionario: Com deliberação. Propositadamente.

3 comentários:

  1. Ae professor... se pah sou o primeiro a postaa xD

    teh domingo no treinoo...

    Daniel TKD

    ResponderExcluir
  2. Olá, professor!
    Estou fazendo um trabalho sobre a diferença entre lazer, recreação e entretenimento. Porém, o sr. não citou o ultimo. O sr. pode me sugerir algo? Gostei muito do seu arigo.
    Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. oiie professor!!
    estou fazendo um trabalho sobre recreação e lazer o senhor me ajudou bastante.Mais ñ tem tudo oq eeu preciiso.

    brigado!!

    ResponderExcluir