Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Aula do dia 11-05-2010 "Repertório de atividades de recreação e lazer, por fases da vida."

Repertório de atividades de recreação e lazer, por fases da vida.
Motricidade.
 A idéia é formar um repertório de atividades com embasamento na motricidade para não passarmos a idéia da ação do animador como simples cumpridor de tarefas, sem embasamento e ou reflexão, correndo o risco de anular as potencialidades criadoras de cada profissional de fechar horizontes de sua atuação.
 A idéia principal é formar um rol de atividades agrupadas por quaisquer critério, como equipamento, faixa etária, conceito etc..
 Ao colocarmos a idéia de repertório, estamos falando da necessidade de interpretação de cada atividade, por meio da experiência pessoal e profissional de cada um de nós, como animadores socioculturais, embasando em teoria, confrontando na ação do cotidiano, e acompanhada do necessário exercício de reflexão constante.
 Assim vamos trabalhar por fases da vida, com um vasto repertório de atividades fundamentado na Recreação e Lazer. Infância, juventude, idade adulta e terceira idade. Levando em conta as suas especificidades em relação ao Lazer/recreação, que são alteradas de acordo com as faixas etárias vivenciadas.
 Vamos aprender a classificar cada atividade... onde este tipo de atividade ira nos ajudar a desenvolver,....
 Levando em consideração os conteúdos do lazer, que o ideal seria que cada pessoa praticasse atividades que abrangessem os vários grupos de interesses, procurando, dessa forma, exercitar, no tempo disponível, o corpo, a imaginação, o raciocínio, a habilidade manual, o relacionamento social, o intercambio cultural e a quebra de rotina, quando, onde, com quem e da maneira que quisesse.
 Motricidade Fina: A coordenação visiomanual representa a atividade mais freqüente e mais comum do homem. Ex: desenhos, pintar, recortar, etc. discrição: inclui uma fase de transporte da mão, com seus três componentes objeto/olho/mão.
Trabalho manual.
 Motricidade Global: É a capacidade da criança, seus gestos, suas atitudes, seus deslocamentos e seus ritmos nos permitem, às vezes, conhecê-la e compreende-la. Ex quando a criança brinca imitando cenas da vida cotidiana: fala movimentando-se, canta, dança ou o contrario, Põe-se primeiro a dançar, e o canto nasce ao mesmo tempo. Assim expressa, de forma simultânea, sua afinidade e exercita sua inteligência.
 Relaxamento Corporal: a criança corre imitando os caminhões, os carros e rapidamente a saltar de diferentes formas, como galopar, subir em arvores.
 A perfeição progressiva do ato motor: implica um funcionamento global de mecanismos reguladores do equilíbrio. EX: fatores de ação (vivacidade, força muscular, resistência... estes fatores desenvolve a motricidade espontânea, de acordo com a situação - problema exige o respeito a certas consignas que definem as condições tempo-espaço para solução da tarefa. Assim a criança se desenvolve passando por estas percepções.
 Equilíbrio: É a base primordial de toda ação. Quanto mais defeituoso é o movimento, mais energia consome, pois estes gastos de energia poderia ser canalizada para outros trabalhos neuromusculares, com este desgaste inconsciente acontece o desequilíbrio e resulta a fadiga corporal, mental e espiritual aumentando o nível de estresse, ansiedade e angustia de individuo acontecendo assim ansiedade ou insegurança.
 Esquema Corporal: a imagem do corpo representa uma forma de equilíbrio que, como núcleo central da personalidade se organiza em um contexto de relações mútuas do organismo e do meio; é essencial para regulação postural. Ex: satisfação de choro e de alegria, mobilizações e deslocamentos, sensações visuais e auditivas e esse corpo é o meio da ação do conhecimento e das relações. As organizações das sensações do próprio corpo em associação dos dados do mundo exterior.
 Organização espacial: a noção do espaço é ambivalente, pois ao mesmo tempo, é concreto e abstrato, finita e infinita, envolvendo o corpo e o espaço – como o espaço que nos rodeia, finito enquanto nos é familiar, mas que se estende ao infinito, ao universo, e desvanece-se no tempo. O espaço está incluído em nossas sensações, resulta de menor experiência e aprendizagem ou constitui uma intuição imediata. Todas modalidades sensoriais participam na percepção espacial: a visão, a audição, o tato, a propriocepção.
 Organização temporal: percebemos o transcurso do tempo a partir das mudanças que se produzem durante um período estabelecido e da sua sucessão que transforma progressivamente o futuro em presente e depois em passado.
 Os componentes: organização temporal: a ordem e a duração que o ritmo reúne.
 Lateralidade: o corpo humano está caracterizado pela presença de partes anatômicas pares e globalmente simétricas. Essa simetria anatômica se redobra, não obstante. Ex: escrevemos com uma só mão, os centros de linguagem se situam na maioria das pessoas no hemisfério esquerdo. A lateralidade é a preferência da utilização de uma das partes simétricas do corpo: mão, olho, ouvido, perna.
 Desenvolvimento da linguagem: a linguagem nos possibilita representar as complexas abstrações que são o fundamento de nossa sociedade.
 Pré-linguagem – inicia-se dos gritos do recém-nascido, responde ou estimula da mãe, expressam rapidamente toda uma gama de sensações, impaciência, dor, satisfação, inclusive prazer.
 A pequena linguagem: aos 12 meses, uma criança pode adquirir de 5 a 10 palavras; aos 2 anos, 200 palavras, a compreensão passiva precede a expressão ativa. Ex: como totó para cachorro. 18 meses aparecem as primeiras frases, combinações das palavras-frases; de 3 a 4 anos é o falar do bebê.
 A linguagem: é o período mais longo e mais complexo da aquisição da linguagem, caracterizado por um enriquecimento cada vez mais quantitativo, dos 3 aos 5 anos, de 1.500 palavras.
 Agora vamos trabalhar atividades direcionadas para cada parte de desenvolvimento levando em consideração a idade.....
 Depois os equipamentos.
 Agora é só montar as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário