Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lazer e Qualidade de Vida

Lazer e Qualidade de Vida
O estudo tem por finalidade apresentar a concepção e prática do lazer na
sociedade em geral. Num momento onde as pessoas buscam uma melhor
qualidade de vida, a sociedade nos impõe, fazendo acreditar que a única coisa
importante é o trabalho.
portanto, apresentamos essa pesquisa com o propósito de que podemos realizar e usufruir do lazer em nosso tempo disponível, acrescentando momentos de descontração, alivio e até mesmo fazendo que tenhamos prazer e alegria para trabalhar..

O estudo também se desenvolveu através de leituras relacionadas ao conceito de lazer, tempo livre, qualidade de vida, universidade e lazer com um direcionamento ao aspecto educacional.

A qualidade de vida pode significar uma escolha econômico-social, em direção a qualidade, ocorrendo um fator oposto à quantidade, isto significa que o mínimo de tempo livre pode proporcionar um aumento da satisfação em realizar algo.

A maioria da população se preocupa com sua saúde, onde o próprio mercado de trabalho, em suas avaliações adicionais colocam questões relacionadas a hábitos saudáveis. Até mesmo os meios de comunicação das massas, através de suas propagandas de consumo fazem esse trabalho, desse modo, o lazer se tornou sinônimo de uma melhoria na qualidade de vida, visto que com o tempo disponível, sem a preocupação do trabalho, estudos ou qualquer outra obrigação podemos aproveitar o momento de descontração para um passeio com a família, atividade de bricolagem sem compromisso ou simplesmente permanecer no ócio.

Nos estudos desenvolvidos por Santini (1993), destaca-se a qualidade
de vida entre a população em geral, sejam elas moradoras nas grandes
metrópoles ou mesmo em cidades interioranas com população inferior a cem
mil habitantes. Os problemas enfrentados pelas grandes cidades, como por
exemplo, falta de infra-estrutura, poluição, falta de segurança, entre outros,
fazem com que a expressão “qualidade de vida” se torne parâmetro para
milhões de pessoas que através dos meios de comunicação mais difundidos,
como televisão, jornais, revista faça-o sonhar com um mundo melhor para se
viver.
Porém, esse ideal de vida, infelizmente é acessível apenas para uns
poucos privilegiados, permanecendo para a maioria, uma qualidade de vida
ainda com muitas necessidades básicas não atendidas, fazendo com que não
tenham perspectiva melhores.
Apesar disso, afirma Santini (1993), a melhor qualidade de vida pertence
aos moradores da cidade, pois esse local possibilita à sua população acesso a
um maior número de modos alternativos de vida. A maneira como a cidade
impõe gastos diferenciais de tempo físico a sua população aproxima o homem
do progresso industrial e social.
Podemos destacar através dos estudos realizados por Silva (1998), que
com o crescimento das cidades houve a redução dos espaços de lazer, pode se considerar os avanços tecnológicos como forma de lazer, porém o indivíduo necessita de atividades capazes de fortalecer o equilíbrio pessoal e o desenvolvimento social. Entretanto, completa a autora: as cidades precisam promover o aproveitamento de seus espaços livres, assim sendo, as praças,
ruas, shoppings, condomínios; espaços estes que podem ser utilizadas criativamente para sediar projetos de lazer.

A qualidade de vida pode significar uma escolha econômico-social, em direção a qualidade, ocorrendo um fator oposto à quantidade, isto significa que o mínimo de tempo livre pode proporcionar um aumento da satisfação em realizar algo. Alguns autores como Guiselini (1996), George (1973) e Souza
(1984), discutem esse tema, em posse de algumas conclusões, afirmando que a qualidade ambiental, ou seja, a exploração do meio natural, surgiu para melhorar a qualidade de vida, relacionando-a com um acaso científico evocando a felicidade, termo enfatizado pelas multidões, grupos e associações, que se engajam em lazeres e participação em atividades em clima de festividade coletiva, considerada ‘felicidade social’.

Neste âmbito, outras perguntas se fazem necessárias, o que podemos considerar como qualidade de vida? - Quais critérios usamos para mensurar uma melhor qualidade de vida, pois, na maioria das vezes, o que é bom para alguns, pode não ser bom para outros – Por essas razões e por uma série de
outros fatores, o tema gera muitas controvérsias e é discutido por vários setores da sociedade.

Através de leituras realizadas, não foi encontrada nenhuma cartilha ou até mesmo uma formula básica para se ter uma qualidade de vida condizente para todos. Existem muitas pessoas que trabalham demasiadamente durante a semana toda e até nos finais de semana, porém, ainda encontram tempo de ir ao cinema, passear com o cachorro, visitar os amigos, enfim, realizar algo que lhe advém prazer.

Camargo (1998) afirma que o tempo de lazer não e o único tempo em que podemos experimentar momentos felizes. A felicidade é um sentimento que não escolhe hora. Pode atingir-nos nas mais diferentes situações, mesmo nas mais incômodas. Neste sentido, o lazer é uma boa argumentação para uma melhor qualidade de vida, pois trata do prazer em realizar algo, e com isso, temos bons motivos para acreditar que a qualidade de vida e lazer tem algo em comum.

O discurso sobre o lazer e qualidade de vida vem crescendo de forma expressiva em nossa sociedade. A valorização dessas esferas nos dias atuais pode ser percebida de forma geral em todas as camadas sociais e é parte integrante e fundamental no desenvolvimento do movimento chamado globalização.

Um conjunto de fatores e atitudes faz a pessoa escolher o tipo de lazer que lhe convém e, também, a forma como utiliza seu tempo livre, podemos estabelecer uma referência cruzada entre a atitude do indivíduo e sua opção, propor uma relação de atitudes, dentre as quais, corporais, psíquicas, políticas, entre outras. O indivíduo com uma atitude corporal positiva, numa seleção simples de opção de lazer ou de utilização de seu tempo livre, procurará beneficiar-se com a prática promotora de saúde, citando como exemplo: restaurante vegetariano, palestra sobre saúde, prática de exercícios, já o indivíduo com uma atitude corporal negativa, tende a procurar uma atividade ou o uso de seu tempo livre que não traz benefício algum ao seu corpo.

Em estudos realizados por Serrano (2000), nota-se atuação de pessoas na realização de atividades relacionadas à natureza, o turismo de aventura, fato que engloba uma série de atividades tais como, treking, escalada, rapel, montain bike, cavalgadas, mergulho, vela, vôo livre, paragliding, balonismo, safári fotográfico, observação da flora e fauna, pesca,turismo rural entre outras. De uma perspectiva conceitual, e a despeito da multiplicidade de definições encontradas para a atividade eco turística, é possível apontarmos para o consenso em torno de seu caráter intrinsecamente educativo e de seu compromisso com a modificação de comportamentos e com a criação de uma consciência ambientalista.

Apesar das dificuldades apresentadas por muitos setores da economia nacional, vimos um crescente investimento na área do lazer e conseqüentemente, uma melhora na qualidade de vida da população.
Marcellino (1996) constatou que os investimentos no campo do entretenimento estão superando as expectativas, dizendo que nunca se investiu tanto em lazer no Brasil como agora, nesses cálculos entram gastos dos consumidores com parques de diversão, áreas de lazer nos shoping centers, cinemas entre outros meios de entretenimento.

Um crescente desenvolvimento do lazer se faz nos centros comunitários, onde a população de baixa renda também procura uma melhor qualidade de vida, mesmo passando certas dificuldades, como a falta de alimento, infra-instrutora inadequada e até mesmo não tendo um emprego digno há destaque também para os trabalhos voluntários e as organizações não governamentais, que através de seus projetos.

Na verdade esse tempo é ocupado por atividades reais ou possíveis, cada vez mais atraentes. É comum os estudiosos do lazer como Marcellino (1995), Camargo (1998) e Werneck (2001), afirmarem que as distrações são mais numerosas, freqüentes e complicadas do que há cem anos atrás. A indústria dos lazeres ultrapassa a imaginação e o público está sempre esperando algo novo, como o lançamento musical ou o filme que estreará.

Para melhor entendermos as definições referente ao lazer, podemos observar que através de ações consideradas simples conseguimos aproveitar o nosso tempo ocioso e transformá-lo em ócio, que apesar de parecerem algo semelhante, tem suas características marcantes. Por exemplo, tempo ocioso é um tempo que sabemos que poderíamos estar fazendo algo produtivo, porém, não conseguimos ter reações e conseqüentemente se torna um tempo perdido, enquanto que o ócio é um momento que não fazemos nenhuma atividade, apenas descansamos ou dormimos, todavia foi previamente programado esse tempo, sem prejuízo futuro. É por essa razão e por outros fatores que se faz necessário os estudos do lazer na sociedade, para que possamos, através de ações corretas usufruir e tirar bons proveitos do nosso tempo livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário