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quarta-feira, 17 de março de 2010

Jogos tradicionais aula do dia 16 março de 2010. Prática.















Jogos tradicionais aula do dia 16 março de 2010. Prática.






Constituem grande parte do patrimônio lúdico das crianças são todos tradicionais, o
que quer dizer que são valores vindos de nosso passado, do período da nossa
formação, constituindo o ambiente moral em que nos formamos."*
Ivan IVIÓ, da Iugoslávia, especialista na pesquisa de Jogos Tradicionais
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS TRADICIONAIS DENTRO DO CONTEXTO LÚDICO
Devemos ressaltar, em primeiro lugar, que os Jogos Tradicionais ilustram a cultura
local e que o resgate da mesma é muito importante para o nosso patrimônio lúdico. O Jogo Tradicional é memória, mas é também presente: se observarmos em detalhe o jogo da criança de hoje em comparação aos jogos infantis do começo do século,
constataremos que existem, obviamente, grandes diferenças. A televisão e a tecnologia dos brinquedos modernos mudaram, sem dúvida, a brincadeira infantil.
As barreiras do lazer e o Furto do lúdico também estão envolvidos.
Amarelinha, pião, balança caixão, esconde-esconde e inúmeras outras
brincadeiras estão hoje presentes nas atividades lúdica, muitas vezes sob uma outra forma ou com outra denominação. Mas o conteúdo continua sendo o mesmo.
como fez Jean PIAGET)* poderemos classificá-lo como sendo um jogo de
regras. Na transmissão das regras do jogo de bolinha, por exemplo, as crianças são
primeiro influenciadas pelos seus pais.
É singular notar que entre crianças de uma mesma geração, dentro de um mesmo espaço, existem inúmeras maneiras de jogar bolinha. De um grupo para outro, mudam as regras. A regra do jogo é simples: consiste em colocar algumas bolinhas num quadrado para depois pegá-Ias, deslocando-as por meio de uma bola maior que as demais. Embora seja simples, essa brincadeira tem muitas funções úteis, como possibilitar à criança a aprendizagem de algumas regras morais, a obtenção de noções de espaço e tempo, o trabalho com noções de Matemática e Física, assim como a sua sociabilização através da cooperação e da competição. Este jogo contribui também para o desenvolvimento da cognição, levando a criança a pensar, analisar e tomar decisões. Do ponto de vista físico e motor, adotam-se uma postura e movimentos específicos do corpo para se jogar corretamente. A criança desenvolve também a motricidade fina, já que existe uma forma certa de segurar as bolinhas e jogá-las. No plano afetivo, podem ser observadas diversas atitudes nas crianças, que podem ser desenvolvidas ou mudadas através do jogo: se a criança é exaltada ou calma, se tem paciência ou não, as reações que ela tem frente ao sucesso ou ao fracasso etc. A capacidade de aprender desenvolve-se também através do aprendizado de regras, métodos etc.

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