Aulas, cursos e palestras.

Tudo sobre Educação Física, Esporte e Lazer.

quarta-feira, 31 de março de 2010

ORIENTAÇÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DO PROJETO

O PROJETO DEVE TER CAPAS CONFORME ABAIXO

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP
Curso de Especialização




(NOME DO AUTOR)



(TITULO)




ARAÇATUBA
2010



UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
- UNESP
Curso de Especialização



(NOME DO AUTOR)


TITULO


Projeto de Monografia apresentado ao Curso de– Pós-Graduação Lato Senso – junto à Faculdade de Odontologia da, como parte dos requisitos para a obtenção do titulo de Especialista.
Orientadora: Prof. Dra. .....




ARAÇATUBA
2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho- UNESP
Curso de Especialização em Psicologia e Saúde

TITULO
Especializando (a) ..................................
Orientador (a): Prof.ª ...............................

COMISSÃO EXAMINADORA

_________________________________________
Prof.ª Dra. .....................

_________________________________________
Prof.º Dr. ...........................

__________________________________________
Prof.ª Dra. .....................
OBS: ESTA PÁGINA DEVERÁ SER INSERIDA APENAS APÓS A CONCLUSÃO DO TRABALHO, NA VERSÃO FINAL DA MONOGRAFIA.
APÓS A CONCLUSÃO DO TRABALHO, PODERÃO SER COLOCADAS APÓS ESTA PÁGINA, UMA PAGINA DE DEDICATÓRIA E/OU UMA DE AGRADECIMENTOS (OPCIONAL)
A SEGUIR VEM O RESUMO E APÓS A CONCLUSÃO DO TRABALHO, DEVERÁ SER COLOCADO TAMBÉM O RESUMO EM INGLÊS (ABSTRACT)
A SEGUIR: VEM SUMÁRIO E, SE HOUVER FIGURAS/GRAFICOS, ETC., UMA PAGINA COM O INDICE DE FIGURAS

CORPO DO TRABALHO
INTRODUÇÃO
Nesta parte, deve ser tratado o tema da pesquisa, de acordo com o que foi pesquisado na literatura. Deve-se iniciar pelo assunto central que aparece no titulo. Exemplo: “Vivências de adolescentes anoréxicas” = deve-se começar falando sobre anorexia, conceituando, relatando os principais resultados encontrados na literatura sobre anorexia e sobre anorexia em adolescentes, etc.. Deve-se também conceituar adolescência e citar pesquisas sobre anorexia em adolescentes. A seguir, pode-se falar sobre o conceito de vivência e terminar a introdução justificando a relevância do estudo, ou seja: porque é importante compreender as vivencias de adolescentes com anorexia, conforme o que foi apresentado na introdução. Na introdução, o autor não opina, não coloca nada que é pensamento dele, mas apenas o que a literatura, as teorias, etc., dizem sobre o tema da pesquisa. É uma introdução eminentemente teórica.
Cada colocação que foi retirada da leitura deve ser seguida do nome do autor e data da publicação. Exemplo: Ao conceituar adolescência, Knobel (1987) afirma que ...
OU AINDA:
A adolescência é uma etapa do ciclo vital pautada por uma crise normal do desenvolvimento (KNOBEL, 1987)
OU:
De acordo com a Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (OMS, 1993), a anorexia nervosa (AN) pode acometer homens jovens ou adolescentes, mulheres na menopausa e crianças próximas da puberdade, porém é significativamente mais freqüente em mulheres jovens e adolescentes do sexo feminino.
Quando houver citação literal (com as palavras do autor), deve-ser colocar o nome, a data e a página na qual esta a citação e a citação em destaque quando for mais de 4 linhas Exemplo: Para Neder (1961, p. 54)

“ A saúde é uma área para diferentes profissionais............
...............................................................................................
..................................................................................................
..................................................................................................”

OU DESSA FORMA:
Ao discutir o problema da saúde, Neder (1961, p. 43) afirma que “a saúde é uma área para diferentes profissionais............”, considerando a formação de equipes interdisciplinares na instituição hospitalar.
APÓS A INTRODUÇÃO:
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
A SEGUIR:
MÉTODO (descrever/citar o método)
Dentro da parte de método vem:
Participantes: descrever o(s) participante(s)= idade, sexo, escolaridade, numero de participantes, etc..
Local: local/instituição onde os dados serão coletados
Instrumentos: serão utilizados questionários.; OU: será utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada; OU: será utilizado Inventario de Stress de Lipp (1992)
Procedimentos
- Éticos: descrever os cuidados éticos: Exemplo: Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética da Faculdade de Odontologia da UNESP.., os participantes serão contatados e convidados a participar do estudo, após explicação sobre seus objetivos e procedimentos. Mediante seu aceite, serão agendadas as entrevistas... Para os que comparecerem, será lido o termo de Consentimento Pós Informado (ANEXO A) e, caso concordem, será solicitado que o assinem,. Iniciando-se, a seguir, a realização das entrevistas.
- Para a coleta de dados. Exemplo: os dados serão obtidos por meio da leitura e anotação dos dados dos prontuários dos pacientes. OU: AS entrevistas serão gravadas em áudio e posteriormente transcritas na integra.... OU: os inventários serão aplicados individualmente...
- Para a análise dos dados. Exemplo: Os inventários serão analisados de acordo com as normas do manual de instruções (LIPP, 1992). OU: As entrevistas gravadas serão transcritas e lidas diversas vezes, buscando-se obter as categorias de significado.... OU: AS respostas aos questionários serão computadas.... (descrever como vai fazer para analisar os dados)
OBS: Os Procedimentos são as “receitas” de como fazer/ como vai se feito, passo a passo.
DEPOIS DISSO VEM AS REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS, O CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO E OS ANEXOS

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (MODELO)
MÊS ATIVIDADES
Janeiro/2010 Elaboração do projeto e envio ao comitê de ética
Fevereiro/2010 Contato com a instituição onde os dados serão coletados e revisão de literatura
Março/2010 Inicio da coleta de dados
Junho/2010 Termino da coleta de dados e inicio da analise dos mesmos
Julho/2010 Análise dos dados e revisão de literatura
Agosto/2010 Redação da parte de resultados
Setembro/2010 Redação da parte de Discussão e Considerações Finais
Outubro/2010 Finalização da redação do relatório final da pesquisa
Novembro/2010 Revisão ortográfica, redação do abstract e finalização da monografia
Dezembro/2010 Apresentação da monografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário