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quarta-feira, 3 de março de 2010

lúdico

1- Deveres de casa X tempo lúdico.
Apesar de todas as crianças responderem que gostam de ajudar os pais em casa, eles já começam a sentir que os deveres de casa tornam de certa forma, um trabalho para eles, pois acaba tornando-se em uma rotina e muitas vezes não sobra tempo para brincar. As resposta (a,d) afirmam que às vezes tem vontade de brincar, mas a mãe não deixa, pois precisa fazer suas obrigações de casa, e depois que as termina não tem mais tempo para brincar. Isso faz com que a ajuda, deixe de ser algo prazeroso, e passe a ser uma obrigação rotineira, a qual impede de que eles façam as coisas que mais gostam, brincar.

2- Tempo lúdico tem um preço.
Podemos notar que as respostas (b,d) afirmam que, é necessário fazer suas obrigações primeiro, para depois ser liberada para brincar. Ou seja, os dois depoimentos mostram claramente de que o tempo lúdico tem um preço, e para tê-la é necessário fazer suas obrigações. É aquela velha frase dos pais “brinca depois que lavar a louça” ou “pode ir na casa de sua amiguinha depois de varrer a calçada”. Ainda podemos notar na resposta (b) de que a atividade a qual ela iria realizar após ajudar sua mãe, é brincar com sua irmã. Essa situação é a mesma citada na categoria 2 da questão 1. Não deixa de ser uma obrigação após outra, que é a de cuidar e dar atenção para sua irmã. Apesar de não parecer claramente de que isso é mais uma obrigação, ela não tem outra escolha a não ser dar atenção e brincar com sua irmã, estará se divertindo, porém ao mesmo tempo estará cuidando dela. O que nós estamos querendo afirmar, é que ela não pode fazer o que realmente gostaria de fazer.

3) O que é brincadeira para você?

a) É uma das formas de nos divertir.
b) Brincadeira é distração.
c) Divertimento, lazer e desenvolvimento pessoal.
d) Brincadeira para mim é ter companhia.

CATEGORIAS
1- Brincadeira contrapondo a concentração e tensão.
A resposta (b) afirma que a “brincadeira é uma distração”, ou seja, contraria a idéia de uma atividade que requer concentração e tensão da criança.

2- Brincadeira é coisa séria
Podemos notar em uma das respostas (c) de que a brincadeira não pode ser considerada apenas como uma futilidade, uma atividade sem valor, significado e sentido, ela proporciona além da diversão um “desenvolvimento pessoal”. Segundo BROUGERE (1998:20) “brincar não é uma dinâmica interna do indivíduo, mas uma atividade dotada de uma significação social e precisa que, como outras, necessitam de aprendizagem”. Acreditamos que, no momento que tem uma aprendizagem a criança adquire um desenvolvimento, seja ela, cognitiva, motora ou afetiva. A resposta (d), afirma que “brincadeira é ter companhia”, isso nos faz entender como a brincadeira é interpretada pelas crianças, brincar é estar com alguém, e essa companhia, faz com que as crianças se relacionem entre si, criem, imaginem e construam juntos o entendimento da realidade em que vivem.

3-Outras formas de divertimento
A resposta (a) afirma que a brincadeira é “uma das formas de nos divertir”, isso significa, que não é apenas a brincadeira que proporciona a criança um estado de divertimento. Acreditamos que existem muitas outras formas de a criança se divertir, como por exemplo: o jogo, assistir TV etc...
4) O que é jogo para você?

a. É a maneira de aprender a competir.
b. Para mim, são dois times que batalham para ganhar.
c. Esporte em grupo e individual é uma diversão.
d. Jogo é uma diversão que gostamos, os meninos gostam de jogar futebol e as meninas dominó.
CATEGORIAS
1-O jogo sendo confundida pelo esporte
Percebe-se nos relatos de que o jogo está sendo confundido pelo Esporte, apesar de possuir regras, o jogo não é um esporte a qual segue as regras do sistema capitalista, o jogo é produtivo, fora do sistema capitalista. Segundo HUIZINGA apud SILVA (1999:186) conceitua jogo como “uma atividade não séria, mas que envolve uma certa dose de concentração, uma tensão permeada de magia, mistério e fantasia, logo a seriedade sem a sisudez, a tensão e a pressão do mundo produtivo do trabalho”. O Esporte sim, é uma atividade que contém regras, a qual deve ser cumprida para rotular o vencedor e o perdedor. A conseqüência da prática esportiva faz com que os alunos se tornem oprimidos, alienados e acrítico. A criança desde cedo é moldada para se adaptar ao mundo de competições, concorrências, onde passam a acreditar que sempre haverá no final da batalha, um que se sobressairá e se tornará o melhor o vencedor.

2- Estereótipos gêneros nas brincadeiras
Uma das crianças, rotula as diferenças de jogo praticadas por meninos e meninas. O menino futebol e a menina dominó, isso significa dizer que a sociedade cria um estereótipo de gênero, através de diferença na educação dos pais entre meninos e meninas, além das influências que as mesmas sofrem dentro da sociedade durante o seu desenvolvimento, acreditando nos estereótipos criados pela sociedade.

5) Você tem brinquedos? São comprados ou você os constrói?

a) Sim, eu tenho brinquedos comprados como bonecas. Eu gosto de brincar também de casinha que eu e meus irmãos fazemos de madeira, o meu irmão constrói e eu arrumo dentro da casa.
b) Tenho bonecas, ursos e umas pecinhas de montar e gosto também de fazer casinha de barro.
c) Tenho bicicleta, bola, roller, e brinco de casinha, lá fora com barro.
d) Sim, tenho bola e brinquedos como carrinho que eu faço para mim, eu invento, acho uma rodinha e prego em um pau grande e brinco, agente pega três rodas e acha uma tábua e uma madeira e faz um carrinho.

CATEGORIAS
1- Construção de brinquedos.
Nos depoimentos acima, nos faz compreender de que a criança desenvolve sua imaginação e sua criatividade, através de construção de brinquedos. Isso faz com que crie uma certa auto-estima quando ela observa o resultado da construção de seu próprio brinquedo. Essa atitude vai contra os objetivos dos brinquedos eletrônicos, a qual funciona a base de uma pilha, que apenas apertando o botão, o brinquedo faz tudo, e para criança somente fica a olhar o brinquedo brincando. Isso acaba com a criação, imaginação e o desenvolvimento de qualquer criança. “... o brinquedo, objeto lúdico, é uma mercadoria de grande valor na sociedade de consumo. Sua forma fetichizada tem por finalidade reproduzir-se e aprisionar o lúdico e o ser social criança em sua realidade objetivada. Sendo assim, as crianças consumidoras são coisas que brincam com coisas”. (SILVA, 1999:163) Podemos afirmar de que as crianças pesquisadas, ainda possuem uma forma de se esquivar desses ditames através da conquista da liberdade de desenvolvimento com suas próprias mãos.

6) Gosta de estudar? Por quê?

e) Sim, para ter uma boa profissão e um bom futuro.
f) Sim, porque agente aprende muitas coisas.
g) Sim, porque sem estudo nós não conseguimos trabalho.
h) Sim, gosto porque eu quero ser alguma coisa na vida.

CATEGORIAS
1-O futuro em questão.
Percebe-se com os depoimentos, de que as crianças estão preocupadas com o futuro de suas vidas. Encara o estudo como uma forma de melhorar a situação em que se encontra. Essa preocupação com o futuro é uma conseqüência do sistema capitalista, ou seja, a sociedade não respeita a fase infantil, nega a identidade da criança e cria dentro dela uma preocupação somente com o futuro dela, como se esta fase não fosse tão importante como a o que ainda virá. “De modo geral , o que se observa na nossa sociedade, com relação à criança, é a impossibilidade de vivência do presente, em nome da preparação para um futuro que não lhe pertence”. (MARCELLINO, 1997:57)

2- O estudo como benefício próprio.
Uma das respostas, fala que gosta de estudar, porque aprende muitas coisas, é uma explicação diferente das outras crianças, pois está utilizando o estudo como um benefício próprio, para o presente momento em que vive. Achamos que é de extrema importância fazer com que os alunos se conscientizem de que o estudo não deve ser valorizado somente para o futura delas, mas sim para que compreenda a realidade em que faz parte.

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