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quarta-feira, 3 de março de 2010

Pesquisar o furto do lúdico.

O Furto do Lúdico
Hoje, o lúdico está sendo furtado da criança, pois esta, não brinca mais, ela se vê
em determinados momentos, e porque, não dizer quase o tempo todo, vivendo o papel
do adulto, assumindo responsabilidades adultas.
As crianças hoje, passam a maior parte do tempo sozinhas em casa, sentindo-se
isoladas, é possível perceber que as crianças aos poucos começam a esboçar sua própria
cultura, moldando-se longe dos olhares dos adultos.
A mídia também tem sua parcela de culpa, pois hoje a criança passa mais tempo
em frente à TV do que brincando.
O Proesf veio acrescentar à minha prática o valor desses momentos.
Recordo-me de uma leitura realizada em uma aula de Pedagogia da Educação
Infantil sobre o lúdico na escola e a influência da mídia nesses momentos. Ela deixava
claro que nossa cultura, e mais ainda, a das crianças, absorveu a mídia e, de um modo
privilegiado, a televisão.
Na leitura do texto, sobre a cultura infantil, trabalhado na disciplina de Educação
da Criança de 0 a 6 Anos, ficou evidente também, que na infância pós-moderna, estar
sozinho em casa é uma realidade diária, elas hoje sabem o que apenas os adultos
sabiam; são esclarecidas em relação a sexo, drogas e álcool, algumas tendo já
experiências.
As propagandas fazem com que o desejo pelo consumo cresça, sendo este
desejo, uma realidade viva.
A televisão transformou a vida e a cultura da criança, as referências de que ela
dispõe. Ela influenciou, particularmente, sua cultura lúdica.
Pode-se observar, pelas ficções ou pelas diversas imagens que a televisão
mostra, que ela fornece às crianças conteúdo para suas brincadeiras.
Elas se transformam, através das brincadeiras, em personagens vistos na
televisão. Na maioria das vezes, as imagens vistas e os personagens assumidos por elas,
não fazem parte da realidade em que estão inseridas.
Muitos desenhos trazem equipamentos eletrônicos, casas aconchegantes,
alimentação diferenciada, vestimentas, entre outros, imagens que na maioria das vezes,
não são vistas e nem vivenciadas no dia-a-dia destas crianças.
De nada adianta apenas a televisão fornecer modelos de brincadeiras, deve
existir uma preocupação voltada à cultura infantil daquela criança que a mídia quer
atingir.
Como educadores cabe a nós trabalhar o lado infantil de cada aluno nosso,
destacando o que a infância tem de bom e despertar neles o interesse também por
atividades infantis, brincadeiras de roda, entre outras.


“Lazer é um conjunto de atividade gratuitas, prazerosa, voluntárias e liberatórias, centradas em interesses cultuais, físicos, manuais, intelectuais, artístico e associativo realizados num tempo livre roubado ou conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interfere no desenvolvimento pessoal e social dos interesses”. (CAMARGO apud MARCELLINO, 1987:25)
Dodyo de kendo, é um local específico para a realização dos treinos de kendo, uma arte marcial milenar japonesa, cujo significado etimológico é o caminho da espada.
Boxa: um tipo de jogo.
Tempo livre segundo CAMARGO apud MARCELLINO (1987: 25) “ é o tempo conquistado historicamente sobre a jornada de trabalho profissional e doméstico e que interfere no desenvolvimento pessoal e social dos interesses”.
O significado etimológico da palavra Undookai é o “encontro para realização de uma atividade”, ela é uma atividade típica da cultura japonesa, a qual tem como objetivo, integrar os participantes e se divertir com as atividades recreativas e competições como corridas.

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