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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Profissionalização do docente

Profissionalização do docente e minha construção.


Segundo Paulo Freire, iInacabamento, historicidade e curiosidade do ser humano; somos seres inacabados ou estamos em constante aprendizado a cada dia. O conhecimento é uma fonte inesgotável, deste modo o professor o busca fazendo um resgate dos saberes profissionais para repassá-los a seus alunos.
Freire nos fala que somos capazes de ler, pensar e dizer o mundo; articular uma sala complexa, encurtar barreiras dos alunos acompanhando o todo da sala, buscando soluções cabíveis e articulando meios de transformar a formação do aluno em um ser profissional.
O mesmo autor relata que somos capazes de humanização e desumanização, e capazes também de construir o conhecimento e acabar com os paradigmas. Quando ele fala que ninguém é superior a ninguém é porque todos têm alguma contribuição, vivência sobre algum acontecimento importante que pode contribuir com algum aprendizado. Desta forma, não podemos, por mais sapientes que somos menosprezar a vivência de outra pessoa.
Nos ensinamentos de Freire temos que ensinar problematizando o porquê, onde este conteúdo será utilizado, demonstrar que por mais banal que este conhecimento seja apresentado ele será útil em decorrer a algum acontecimento, demonstrando com clareza e apresentando soluções cabíveis.
Descreve a importância da reflexão sobre a própria prática; analisar, interpretar, atribuir e melhorar nossa didática; um professor pode dar dez aulas da mesma matéria e conteúdo, porém, cada aula será diferente uma da outra, a reflexão do que deu certo em uma aula pode não dar certo na outra e assim sucessivamente.
Segundo Vygotsky, o indivíduo constitui-se na relação: envolve o ser humano por inteiro e suas relações com os outros; temos que trabalhar o aluno como um ser pensante não como um objeto ou depositário de informações, todos têm suas experiências e assim podem contribuir no processo de ensino-aprendizado, trabalhando como um todo.
Concordando com Vygotsky no processo sócio-histórico, construído nas culturas, o professor tem que respeitar a cultura do aluno, a sociedade e seus costumes, crenças, trabalhar com afinco e sempre pensar na reflexão sobre a ação em vista da transformação.
Vincular um aprendizado em que cative, conquiste e principalmente crie uma expectativa no aluno. Fazer com que o aluno sinta vontade de aprender o conteúdo por mais complexo que ele seja, segundo Pinker, do livro “Como a Mente Funciona”, somos seres que gostamos de desafios, temos que desafiar, não demonstrando quem sabe mais e sim cativando o aluno a ter uma perspectiva e estimulação no processo de ensino aprendizado.
No meu entender, o professor tem que ser um auxiliador no processo do ensino, demonstrar o caminho e amparar nas dúvidas; não podemos deixar o aluno acomodado e servir todos os conteúdos em suas mãos, e sim estimulá-lo a pesquisa, a procura do conhecimento, esclarecendo os pontos significativos no processo, como as abordagens teóricas e encaminhá-lo na execução da prática.
O respaldo do professor é muito importante na inicio do seu ciclo universitário, o aluno fica perdido em algumas situações e quando isso acontece o aluno quer vincular a um professor que lhe mostre o caminho, um respaldo alguma informação, todos os professores tem que ter um canal aberto ao aluno para que quando isso acontecer ele esteja ali para o esclarecimento de suas dúvidas.

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